Office Address

Avenida Cabo Bojador loja I e J bloco 4

Email Address

karma@karmaclan.com

Análises

Análise – Shift 87

Desenvolvido pela Pixelsplit e publicado pela Daedalic Entertainment, Shift 87 foi anunciado poucos dias antes do seu lançamento e descrito como um jogo de “terror de observação”.

A tarefa é simples: percorrer os mesmos cenários várias vezes e reportar, utilizando uma máquina, as anomalias que encontramos. Essas anomalias podem ser menos subtis, como uma zona escura, a falta de algo óbvio no cenário ou a aparição de monstros mesmo à nossa frente, ou podem ser bem mais matreiras, como um objeto de cor diferente ou fora de sítio, ou um ecrã ligado que anteriormente não estava, um grafiti diferente.

Existem 3 cenários: um escritório, uma linha de montagem e uma bomba de gasolina. Ao todo, existem 66 anomalias diferentes para encontrar, 22 em cada cenário, e no início de cada um há sempre um contador para sabermos quantas já encontramos. As anomalias são desencadeadas de forma aleatória.

Graficamente, não tenho nada a apontar. É um jogo com excelentes gráficos e um excelente trabalho de luz que consegue criar um ótimo ambiente de suspense. Destaco o facto de que, apesar de ser um jogo que foi anunciado mesmo antes do lançamento, está muito bem otimizado. Consegui jogar sem qualquer tipo de problemas e sem ter que afinar nada nas definições. No que toca aos controlos, também não tenho nada de negativo a apontar. O comando funciona na perfeição e trata-se de um jogo que utiliza apenas a movimentação normal dos jogos em primeira pessoa, um botão para correr, agachar, interagir e outro para reportar a anomalia.

É um jogo com um conceito interessante e, apesar de ter todas as condições reunidas para tal, não me conseguiu assustar em momento algum. A tensão está presente e, como já referi anteriormente, a iluminação ajuda a criar um ambiente incrível, assim como a música, mas as anomalias que têm como intuito assustar o jogador falham completamente nesse departamento.

É um jogo com bastante potencial e bastante competente em quase todos os aspetos, mas que não se consegue afirmar onde deveria. Trata-se de um jogo com um loop interessante, mas que não consegue ser minimamente assustador. A longevidade do jogo é o que mais assusta, pois em meia dúzia de loops já vimos tudo o que o jogo tem para nos oferecer.

NOTA FINAL

3.0 out of 5.0 stars

Deixe um comentário