Auto-intitulado “The Ultimate Parkour Showdown“, Supermoves é um jogo que promete revolucionar os jogos de parkour. Mas de promessas está o inferno cheio.
O conceito de Supermoves é simples: controlamos personagens (com vista na primeira ou terceira pessoa) com habilidades sobre-humanas, correndo, saltando e deslizando por ambientes urbanos numa tentativa de completar os objectivos propostos, seja chegar de ponto A a ponto B, subir o cenário antes que o mapa fique inundado ou até mesmo apanhar mais objectos valiosos do que os adversários.
A campanha de Supermoves é muito semelhante ao que o jogo de skateboarding mais popular do planeta nos habituou: cada mapa tem um conjunto de objectivos a cumprir e, assim que tenhamos suficientes, desbloqueamos o próximo. Lembram-se do clássico objectivo de coleccionar as letras para formar a palavra “S-K-A-T-E“? Aqui é igual, mas é para formar “S-U-P-E-R“. Alguns objectivos são bastante óbvios mas divertidos, enquanto outros são completamente, permitam-me a expressão, parvos e sem qualquer sentido. A meio do jogo tive objectivos que consistiam apenas em usar as habilidades base do jogo, em qualquer sítio do mapa. Em teoria, parece um óptimo sistema de progressão, mas por vezes é frustrante. Os objectivos principais são bastante simples, mas é sempre necessário completar provas contra bots nesse mapa. Mais uma vez, parece simples, mas os controlos não são os melhores nem os mais precisos, o que faz com que cometamos erros não por nossa culpa, mas devido a problemas na jogabilidade.
Apesar dos problemas que referi sobre a precisão dos movimentos, Supermoves, como jogo de parkour, é bastante divertido, principalmente nos modos online. Jogar contra outros jogadores é bem menos injusto, pois estão todos em pé de igualdade. A cereja no topo do bolo é o modo de criação de mapas e objectivos, pois a ferramenta de criação de mapas é excelente e intuitiva.
A nível visual, Supermoves é um espectáculo de cor e movimento, com texturas de alguns materiais muito bem concebidas. No entanto, o motor está mal optimizado e, mesmo em máquinas um pouco mais potentes, podem ocorrer quebras de FPS, o que é problemático para um jogo que exige muito movimento e precisão.
Supermoves é um jogo bastante obscuro e com uma base de jogadores bastante reduzida, o que é uma pena, pois o jogo tem potencial e é divertido. Talvez, se fosse gratuito com microtransacções, pudesse ter um boost, já que o jogo possui uma espécie de battle pass gratuito, que vai subindo conforme completamos alguns objectivos.
NOTA FINAL
3.5 out of 5.0 stars