News

Overwatchês: parte 1

Thu 11th May 2017 - 7:34pm General

Provavelmente iam pensar que vocês estavam possuídos e a falar em línguas.

Pois é, apesar de nós não darmos por isso, acabamos por falar de uma maneira codificada para não-gamers e ao fazê-lo, inventámos um português novo. É um português errado? Eu dir-vos-ia que não. As línguas evoluem naturalmente pela mão (ou deverei dizer língua?) dos falantes, e não há "errado" - a não ser que estejam a escrever uma carta de emprego! Não quero ser responsabilizada por nada!

Deixo-vos um cheirinho da primeira parte da minha teoria, sobre a língua portuguesa, o Overwatch, e as voltas que os ossos do Camões devem andar a dar no túmulo:

Este ensaio irá explorar um fenómeno linguístico que implica a introdução de neologismos na língua ao ponto de ocorrer algo similar à criação de um pidgin. Esta ocorrência verifica-se maioritariamente em comunidades online (para propósitos deste ensaio serão comunidades de videojogos) que lidam com terminologias específicas ao tema da comunidade, com mais do que uma língua (português e inglês) no dia-a-dia e é mais frequente em comunidades falantes de português de Portugal devido a uma inexistência de traduções.

Se gostam de linguística (digam que gostam, caso contrário ela bate-vos... forcem sorrisos... calma...) e me quiserem apoiar, podem ler mais no meu blog ao carregar neste link aqui! Hão de chegar mais partes se o artigo não me comer viva entretanto. Vou analisar traduções entre português de Portugal e do Brasil, vídeos de jogos comentados entre as duas variantes também e tentar chegar ao porquê de nós sofrermos tantas mudanças enquanto os Brasileiros continuam com as suas Habilidades Supremas.

Bons tiros!


Sou a Shirlyn e este é o meu primeiro post sobre o meu blog, shirlynsays.wordpress.com. Sou tradutora com aspirações a ser eu a autora, e todo o apoio é bem vindo! Podem ler mais sobre mim e sobre os meus jogos de escolha lá. Bons tiros!

Shirlyn

Shirlyn

Marta Iria

Your Comments

No-one has posted any comments, how sad!

Please register or login to post comments